Em Direção ao Sul

Vers Le Sud (2005 – FRA/CAN) 

A estrutura de onde parte a trama é bem interessante, querendo colocar o Haiti como um paraíso para mulheres de meia-idade e mal resolvidas sexualmente. Um local onde  encontrariam prazer, com os garotões negros que realizariam todos seus desejos e fantasias. É a prostituição às avessas, onde os homens se vendem para o poderio financeiro feminino.

A ação se desenvolve a partir de três turistas vindas de partes diferentes do mundo, mais precisamente entre a dominadora e ácida Ellen (Charlotte Rampling) e a doce e apaixonada Brenda (Karen Young). As duas disputam as atenções do mesmo garoto, Legba (Ménothy Cesar). E a seu modo, cada uma demonstra seus sentimentos ao garoto que só busca sua sobrevivência. Ganhar seus carinhos (claro que em troca de presentes e outras mordomias financeiras) torna-se mais importante do que qualquer paisagem que o Haiti possa oferecer.

Até esse ponto o filme caminha bem, mas o roteiro demonstra-se mal resolvido quando pretende mergulhar dentro da realidade de Legba e seu país. Pouco elucidativo, o filme passa a ficar carente de fatos, explicações, ou de alguma bagagem que dê crédito ao que vem a seguir. Nem para demonstrar a miséria com que o povo haitiano convive o filme é ccompetente. Ficando apenas no clichê de um país pobre.

Pouco a pouco, nos resta a sempre competente Charlotte Rampling, brindando cada cena com elegância e sofisticação. O diretor Laurent Cantet tinha chance de muito mais, talvez tenha faltado ser ousado, talvez o problema vá muito além. É um filme que começa interessante e chega ao fim quase que arrastado num triângulo amoroso e um pano de fundo que pretende deflagrar a opressão porque passa o povo hatiano, mas o pano de fundo não resiste e Karen Young parece tão chata e frágil quanto sua própria personagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s