Um tal de Buñuel…

Publicado: janeiro 9, 2007 em Uncategorized

O Anjo Exterminador (El Ángel Exterminador, 1962 – ESP)

Falar em surrealismo quando se trata de Luis Buñuel é um enorme pleonasmo. Informação irritantemente desnecessária, um clichê crítico. Por outro lado é inevitável, automático, a palavra nasce contra nossa vontade e contamina o restante das frases. Digo isso porque o surrealismo em O Anjo Exterminador está amplamente impregnado, a naturalidade assombra tamanha sua normalidade.
E a burguesia massacrada, Buñuel devolve o ser humano ao nível animal, o fim das convenções, a disputa pela sobrevivência. A estranha força sobrenatural que mantém um conjunto de burgueses trancafiados por semanas numa das salas de uma mansão invoca as verdadeiras facetas de cada um, o egoísmo, o interesse próprio, as excentricidades, as fraquezas. O completo desespero, a etiqueta é substituída por um imenso instinto de sobrevivência. Não só genial, como engraçado e irônico é ver aqueles trajes luxuosos deitados pelo chão, burgueses sem banho e sem comida.
O cineasta espanhol expõe o caráter e os mais intrínsecos valores morais de seus personagens. São nas situações-limite que o ser humano apresenta sua faceta mais verídica. Além do fabuloso aspecto crítico dessa sociedade favorecida, impressionante é a agilidade da narrativa já que a maior parte do filme acontece dentro de uma mesma sala e o dinamismo dos fatos não permite que o ritmo caia um segundo sequer. E quando já se esperava que toda a genialidade e o surrealismo de Buñuel tivessem acabado, a cena final vem surpreender com um desfecho fantástico, irônico, sutil! O Anjo Exterminador é um daqueles filmes inesquecíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s