Depois Daquele Beijo

 Blow Up (1966 – ING) 

Fotos aparentemente insignificantes, quando ampliadas revelam um possível assassinato. A trama corre basicamente por esse ponto. Quer saber, deixe de lado toda essa história, porque ela demonstra-se insípida, evasiva, em alguns pontos até mesmo absurda. O filme não é sobre isso, não se trata de um suspense sobre quem ou por que alguém foi assassinado. Nem mesmo a possível paranóia tomando conta do fotógrafo Thomas Thomas (David Hemmings) é capaz de nos instigar.

Michelangelo Antonioni nos oferece um explosivo e estiloso retrato da década de sessenta, a relação juventude x arte. Olhadas separadamente, algumas seqüências podem parecer completamente deslocadas, mas essa década de libertação não foi assim deslocada? Festas ilimitadas, sexo livre, apresentações musicais inflamadas, pintura, fotografia. Todos esses mundos estão lá, e Thomas desfila por cada um deles. Toda seqüência da apresentação da banda The Yardbirds é Antonioni tirando uma fotografia da década.

Já de início, temos a sessão de fotos com a modelo naquele irresistível modelito preto, o fotógrafo delirando, contagiando a moça, a busca pelo melhor ângulo, no final da sessão os corpos estão um sob o outro, quase realizando o ato sexual. É um momento de tirar o fôlego. O prestigiado fotógrafo Thomas será nosso chefe de cerimônias nessa viagem pelos anos sessenta, roupas, cabelos, desejos, teremos amostras de tudo que marcou aqueles anos inesquecíveis.

Mas não podemos nos esquecer que há toda a história das ampliações, do assassinato, e ao misturar a efervescência da época, ao calor da trama, temos um dos filmes mais inventivos e flamejantes, Antonioni partindo para um caminho diferente de sua filmografia, em muitos aspectos, mas que enlouquece seu público por esse senso criativo em resumir a efervescência, através do conto escrito por Julio Cortazar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s