O Segredo

Publicado: abril 18, 2007 em Uncategorized
(The Secret, 2006 – EUA)

Devido a uma polêmica discussão entre amigos sobre o assunto, acabei convencendo-me a encarar o documentário de auto-ajuda. E mesmo sem criar grandes expectativas foi impossível conter a revolta ao final da projeção. E o motivo principal é a razão caça-níqueis de levá-lo ao cinema, porque ele como obra é de um formato (e demais categorias técnico-artísticas) simplesmente esdrúxulo (repare que ainda não estou citando o conteúdo). Não dá para chamá-lo de chulo, é ridículo mesmo, amador. Um punhado de seguidores do tal Segredo aparecem com depoimentos calcados numa técnica de lavagem cerebral, repetição de frases, ênfases, a idéia é vender sua lógica goela abaixo e fazer com que o público, ao término, corra para comprar o livro e demais artigos que possam ter sido lançados. Minha revolta está no seu lançamento nos cinemas, aquilo é um dvd institucional que chegou à tela grande.

Bom, primeiro acredita quem está disposto, duvida quem é descrente ou já entra de caso pensado, ou ainda aquele que não se vende a qualquer besteira que decidiram afirmar como verdade irrefutável. O tal Segredo está calcado Lei da Atração, portanto pensamento positivo atrairia coisas positivas e assim por diante. Até aí não vejo problema algum, gosto de qualquer material que tente rever conceitos, que mostre que a vida não tem que seguir os mesmos padrões de comportamento sempre. Gosto de tudo que faça as pessoas questionarem suas condutas, principalmente o dia-a-dia. O duro é ouvir “você quer ser milionário?”, e se vender a idéia de que é simples, basta mentalizar, pensar positivo, realmente acreditar que pode, e assim rios de dinheiro cairão na sua vida. Assim, sem mais nem menos.

O Segredo poderia durar dez minutos, aliás existe uma apresentação em PowerPoint com imagens e frases do filme que já seriam o bastante, porque tudo gira numa irritante elipse de vai-e-vens e depoimentos picaretas. A lógica é a mesma dos programas religiosos de tv, a seita ilude seus adeptos. Não se fala em atitude, em mudança, em destruição de seus próprios paradigmas. Não, apenas você precisa mentalizar e terá dinheiro, o amor dos seus sonhos, saúde invejável e etc. Imagine se seis bilhões de pessoas pedissem a mesma coisa, a briga que esses seis bilhões causariam no magnetismo da Terra.

Voltando ao primeiro ponto, pode-se até acreditar na tal Lei da Atração, o que não dá para engolir é um documentário charlatão, feito num fundo de quintal e carregado do que pior encontramos nos vídeos institucionais. É triste ver isso chegar nos nossos cinemas. Pense positivo, mentalize, mude vários aspectos da sua vida que não lhe agradam e não fazem bem, mas tenha atitude, sem ela estará sempre preso às regras de acomodação. Direção de Drew Heriot.

comentários
  1. costamatrix disse:

    Pessoal, existe um site onde você pode descrever todos os seus desejos…o site organiza, vc pode utiliza-lo como pagina inicial de seu browser e ainda mais! O site periodicamente lhe envia emails para manter você focado no pensamento positivo para conseguir tudo oque voc sonhou !!Acessem: http://www.grandecatalogo.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s