Devido a uma polêmica discussão entre amigos sobre o assunto, acabei convencendo-me a encarar o documentário de auto-ajuda. E mesmo sem criar grandes expectativas foi impossível conter a revolta ao final da projeção. E o motivo principal é a razão caça-níqueis de levá-lo ao cinema, porque ele como obra é de um formato (e demais categorias técnico-artísticas) simplesmente esdrúxulo (repare que ainda não estou citando o conteúdo). Não dá para chamá-lo de chulo, é ridículo mesmo, amador. Um punhado de seguidores do tal Segredo aparecem com depoimentos calcados numa técnica de lavagem cerebral, repetição de frases, ênfases, a idéia é vender sua lógica goela abaixo e fazer com que o público, ao término, corra para comprar o livro e demais artigos que possam ter sido lançados. Minha revolta está no seu lançamento nos cinemas, aquilo é um dvd institucional que chegou à tela grande.
Bom, primeiro acredita quem está disposto, duvida quem é descrente ou já entra de caso pensado, ou ainda aquele que não se vende a qualquer besteira que decidiram afirmar como verdade irrefutável. O tal Segredo está calcado Lei da Atração, portanto pensamento positivo atrairia coisas positivas e assim por diante. Até aí não vejo problema algum, gosto de qualquer material que tente rever conceitos, que mostre que a vida não tem que seguir os mesmos padrões de comportamento sempre. Gosto de tudo que faça as pessoas questionarem suas condutas, principalmente o dia-a-dia. O duro é ouvir “você quer ser milionário?”, e se vender a idéia de que é simples, basta mentalizar, pensar positivo, realmente acreditar que pode, e assim rios de dinheiro cairão na sua vida. Assim, sem mais nem menos.
O Segredo poderia durar dez minutos, aliás existe uma apresentação em PowerPoint com imagens e frases do filme que já seriam o bastante, porque tudo gira numa irritante elipse de vai-e-vens e depoimentos picaretas. A lógica é a mesma dos programas religiosos de tv, a seita ilude seus adeptos. Não se fala em atitude, em mudança, em destruição de seus próprios paradigmas. Não, apenas você precisa mentalizar e terá dinheiro, o amor dos seus sonhos, saúde invejável e etc. Imagine se seis bilhões de pessoas pedissem a mesma coisa, a briga que esses seis bilhões causariam no magnetismo da Terra.
Voltando ao primeiro ponto, pode-se até acreditar na tal Lei da Atração, o que não dá para engolir é um documentário charlatão, feito num fundo de quintal e carregado do que pior encontramos nos vídeos institucionais. É triste ver isso chegar nos nossos cinemas. Pense positivo, mentalize, mude vários aspectos da sua vida que não lhe agradam e não fazem bem, mas tenha atitude, sem ela estará sempre preso às regras de acomodação. Direção de Drew Heriot.
Pessoal, existe um site onde você pode descrever todos os seus desejos…o site organiza, vc pode utiliza-lo como pagina inicial de seu browser e ainda mais! O site periodicamente lhe envia emails para manter você focado no pensamento positivo para conseguir tudo oque voc sonhou !!Acessem: http://www.grandecatalogo.com.br
CurtirCurtir