O Hospedeiro

Gwoemul / The Host (2006 – COR) O cinemão norte-americano nos acostumou com russos mal-encarados como terríveis vilões da humanidade, por isso é sarcástico quando o coreano Bong Jooh-Ho inverte os papéis. Um cientista americano dando ordens para que seu assistente jogue pelo ralo produtos altamente tóxicos. O tom de voz, a cara de mal, o ar maquiavélico, tudo propositadamente canastrão. O rio Han é então contaminado, e uma estranha criatura nasce, depois daquele lento travelling em tantas garrafas do terrível produto. O bichão nojento e apavorante surge sob ótimos efeitos especiais, numa mistura de Alien, polvo e algum peixe feio.

A outra ponta da história é a família Park, a neta do patriarca acaba seqüestrada pelo Hospedeiro em seu primeiro grande ataque, e toda a família mobiliza-se numa empreitada pelos esgotos de Seul, a fim de resgatá-la. Enquanto isso o governo coreano tenta mantê-los em quarentena devido aos riscos de terem contraído um vírus do tal Hospedeiro.

Momentos de comédia pastelão, toques de terror, algumas boas seqüências de ação, o filme equilibra-se em diversos gêneros e num fiapo de roteiro. Muito mais interessante são os pequenos detalhes e críticas espalhadas pela história, como o graduado desempregado que afoga sua depressão na bebida, gente roubando para comer, e o ataque direto e frontal ao todo-poderoso EUA e suas intervenções em assuntos que não lhes diz respeito. Enfim, a critica social revestida desse típico produto do cinema de Bong são os elementos chaves para seu sucesso mundial. O pânico criado sobre o vírus, as notícias sobre o oficial infectado (tirando o monstro, tudo foi baseado num caso verídico). E a seqüência final de ação, alguém tinha dúvida de qual seria o desfecho? Não eu. Bong gosta da fantasia, gosta do humor, e não perde oportunidades em utilizar cenas absurdas, no mesmo estilo Hollywoodiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s