Cinzas do Passado

Publicado: julho 26, 2007 em Uncategorized
cinzasdopassado
Ashes of Time / Dung che sai duk (1994 – HK) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

A primeira impressão de estarmos diante de um filme convencional de Wuxia vai por água abaixo nos primeiros minutos. O tom intimista, os diálogos lentos e poéticos, as poucas seqüências de ação praticamente indecifráveis com sua velocidade constante e impossibilidade de diferenciar os opositores são algumas das principais carcterísticas narrativas do filme.

Na trama tem-se o proprietário de uma taberna, no meio do deserto, servindo de elo para diversos personagens e dramas que transcorrem pela tela. Kar-Wai mostrava os primeiros passos de seus amores melancólicos e irrealizáveis. A história é intricada, confusa, personagens com dupla personalidade, desencontros, amores em vão, o próprio drama pessoal do taberneiro Malicious West discorre lentamente pelo filme.

Numa das passagens surge a máxima “o homem sem problemas é aquele sem lembranças”, um viajante oferece um vinho com a fantástica capacidade de apagar a memória de quem o bebe. Pessoas sem lembranças são pessoas sem história, sem passado, de prazeres momentâneos. Kar-Wai pauta sua discussão, temos mais lembranças felizes ou infelizes?

No centro de tudo estão as memórias, tema mais que recorrente em toda a filmografia do cineasta, memórias amorosa. É um filme de tristezas, e cada lágrima escorrida (pelos olhos e pelo coração) é mais uma forma de nos entregarmos às mazelas da dor humana. É Kar-Wai debruçando-se em nos provar que a infelicidade reside em cada lar, em cada um de nós, e o tempo supostamente curaria as feridas quando na verdade as mantém distante do dia-a-dia, escondidas num armário qualquer. “Do you know the difference between drinking wine and drinking water? The more wine you drink, the warmer you’ll get. Water will only make you feel cold”.

comentários
  1. Pedro disse:

    Anotei o nome do filme. Parece ser realmente bom.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s