Mostra SP – dia # 5

Publicado: outubro 23, 2007 em Uncategorized
Cinco filmes num dia, companhias diferentes, e o melhor é estar sempre com algum amigo do lado. Na Central da Mostra me encontrei com o Chico e corremos para o Reserva onde encontramos Stelinha, antes disso a Mabel me contando altos babados da festa de inauguração na quinta, simplesmente hilário. Depois da sessão nós três caminhando pela Paulista, eu e Chico indo para o Unibanco onde encontramos Bruno e finalmente conheci pessoalmente o Tobey (tava difícil essa hein). O filme começa, as imagens de uma tribo indígena, tom de documentário, ao fundo dois sons, num deles a voz de Ricardo Trepa. Tem algo errado aí. Dez minutos até que uma alma caridosa se levanta e vai avisar que era o filme errado, tudo bem começamos tudo de novo. Depois ali fico para mais duas sessões, na primeira Stelinha do meu lado, na seguinte já é a Alê. Dalí nova caminhada, leve garoa, e a última sessão do dia juntos com a Mikie. Ao final, celulares tocando, hora do encontro da turma no nosso café habitué. Hora de colocar o papo em dia e reunir todo o grupo que andava bastante dispersado. Duas da manha, hora de partir que ninguém é de ferro e amanha (hoje) tem Nicolas Klotz para começar.

Um Amor Jovem
Não vou dizer muita coisa, simplesmente mudei minha programação, cortei dois filmes, só para assistir novamente. Deu para entender se gostei ou não? O amor com todas as suas imperfeições, explosões de emoção e fúria, com toda sua paixão, os picos de alegria, e a dor, a frustração, os acessos ensandecidos de loucura. Ethan Hawke filma de forma leve, cheio de posicionamentos descolados, um desejo de ser cool, que a mim agrada muito, e principalmente saber lidar com o amor, sem pompa, sem exageros. “Quem renega o amor, não merece ser amada”,

Cristovão Colombo
Decepção total. Porque o filme é mal atuado, é pobre em seus diálogos, trata muitas vezes os portugueses como tolos, e principalmente é carregado de um didatismo cansativo, o falar pausado, me sentia assistindo a um teatrinho pré-escolar. A peregrinação sobre a verdadeira nacionalidade do descobridor das Américas, acaba se tornando uma ótima oportunidade para a esposa de Manoel de Oliveira mostrar que um filme só com suas tiradas valeria muito mais apena do que todo o resto que estamos acompanhando.

Nadine
Uma mulher na faixa de quarenta anos, frustrada por não ter conseguido engravidar, encontra o ex-namorado com seu filho recém-nascido num supermercado. Num momento de deslize ela seqüestra o bebe, um ato ensandecido. A partir dali três fases da mesma personagem, praticamente um raio-x das vidas amorosas dela, são três atrizes para interpretar cada uma dessas fases (uma delas nem se parece com as outras) e o filme caminha entre o tempo presente e os flashback’s na ânsia de justificar a maluquice dessa respeitável decoradora. Infelizmente não vai a lugar algum, mesmo que o diretor saiba fazer seu filme fluir.

Atrás das Nuvens
Se a Disney ficasse em Portugal, esse seria seu lançamento do ano. Uma fábula sobre um garoto louco para conhecer o avô que foi afastado da família após um grande segredo do passado. Ele mente à mãe e para a fazenda do avô, onde o mesmo tem um carro mágico que voa pelas nuvens e permite reviver o passado. Filme tolo, especialmente para crianças, porque para adultos é difícil de engolir.

Sombras
Prometia muito, após um grave acidente de carro, a vida de um médico passa a ficar cercada por estranhas pessoas. Uma senhora dizendo estranhos dialetos, um homem sangrando com pregos nos pés e um bebê nas mãos, uma linda e insinuante garota com ferimentos que vem e vão inexplicavelmente. O ritmo da narrativa é interessante, o roteiro terrível, com isso o clima e fotografia são agradáveis, porém o que vemos diante dos nossos olhos não nos prende. E pior ainda, após um pandemônio de eventos que desejam ser excepcionais, terminamos em clichês mais que pré-estabelecidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s