Cinema: A Alegria de Emma

Publicado: julho 14, 2008 em Uncategorized

Este filme ficou semanas em pré-estréia, e nada de ser lançado. Agora nem em pré-estréia está mais, uma pena que o circuito (e conseqüentemente muita gente) perdeu essa pérola do cinema, o melhor exemplo de um pequeno grande filme.
(Emma’s Bliss / Emmas Glück, 2006 – ALE)
A premissa desgastada não fará mal algum ao deslumbre de singeleza e delicadeza. Max (Jürgen Vogel), diagnosticado com câncer terminal, decide viver intensamente seus últimos dias de vida, rouba dinheiro e parte em busca do México, mas seu carro em alta velocidade cai numa fazenda. Na fazenda vive a eterna solitária Emma (Jördis Triebel), sempre cortejada pelo policial da pequena cidade alemã a jovem divide seus dias aos cuidados com a fazenda, dando todos os sinais e vivendo por viver, assim não há sorriso em seu rosto, a cozinha é de dar nojo, suas roupas são trapos maltrapilhos, praticamente uma selvagem. Do acidente vem o destino uni-los, uma relação conflituosa, amorosa, nasce o amor capaz de transformar personalidades, em mudar humores e reviver sentimentos que hibernavam há tempos.
Sven Taddicken demonstra um talento curioso em unificar com primazia o clima bucólico do lugar, a necessidade de carinho dos dois, a trilha sonora (Damien Rice), os enquadramentos simples que fogem do óbvio e principalmente as transformações geradas com o decorrer do relacionamento. O amor pode ser a ressurreição, mesmo que o fim esteja próximo, e a analogia que marca a cena que abre e encerra o filme forma um momento de beleza rara, incomum, inesquecível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s