Os Incríveis

The Incredibles (2004 – EUA) 

Da época do lançamento me recordo de um trailer hilário, quando um super-herói tentava, desesperadamente, afivelar o cinto da calça, só que a barriga enorme não permitia. Restava a ele diversas tentativas de puro contorcionismo. Era um aperitivo de dar água na boca, mas quando do lançamento, infelizmente a constatação que a cena não constava no filme.

Tinha para mim que a animação dirigida por Brad Bird vinha com foco na comédia, não era só isso. Tem início com um drama inusitado (até adulto demais para um filme com público alvo para todas as idades), a opinião pública processando os heróis pelos danos causados na luta contra os vilões (prédios, carros e outros bens destruídos). Os super-heróis não tem outra escapatória, são obrigados a trocar de identidade e viver na surdina, como se fizessem parte do programa de proteção à testemunha.

Na primeira metade Sr. Incrível sofre com a impossibilidade de usar seus poderes, vive de um emprego modorrento, sua família vive em crise. Já na segunda parte, as cenas de ação ganham espaço, o Sr. Incrível, sua esposa, Mulher-Elástica, e os filhos partem para uma aventura, no meio de uma ilha, a fim de evitar os planos maquiavélicos de um vilão. Se equilibrando na balança entre o humor e o reflexo da vida real refletida em super-heróis animados, outro sucesso da Pixar que se notabiliza por essa fórmula de agradar adultos e crinças, aqui problematizando os prejuízos da sociedade e as dificuldades da rotina familiar. É uma forma de humanizar a fantasia, mesmo que continue sendo fantasia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s