The Banishment

thebanishmentIzgnanie / The Banishment (2007 – RUS) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Um novo intrínseco drama familiar abordando, principalmente, as conseqüências da ausência da figura paterna. Ou melhor, da iniciativa paterna na recuperação de sua posição, e função no seio familiar. Andrey Zvyagintsev continua privilegiando os longos planos, sob cores profundas. O verde-musgo, o cinza, o azul-escuro dominam a imagem, de uma paisagem de aspecto belo e triste.

Assim é a casa no campo para onde Alex (Konstantin Lavronenko) traz sua esposa e os dois filhos, após algum tempo distante do convívio com eles, em busca de melhores condições financeiras. Toda ausência abre um hiato, tanto na onipresença, como de intimidade. A falta de convivência é fundamental, e mesmo que as intenções de Alex sejam de recompor sua família, impossível resgatar o que foi perdido. E na pesada mão de Andrey Zvyagintsev descobrimos um roteiro que esconde pistas, nos fazendo imaginar o óbvio, que se esvai ao final dos longos 150 minutos.

De forma quase hipnótica a câmera movimenta-se, em levíssimos travelings laterais, no foco de paisagens serenas, de carros que se movimentam ao longe. Tudo margeando a dor e a indecisão de um homem mergulhado na dúvida sobre a escolha entre sua honra e sua família, entre seus princípios e seu amor. Não é um filme de escolhas fáceis, não é um filme de sentimentos claros, e novamente a escolha por tons tão mórbidos é apenas demonstração de que a paisagem é, apenas, mais um dos envolvimentos nesse sofrimento que parece sem fim.

De tão duro nem chega a emocionar, mas refletir que uma mentira pode ser apenas uma metáfora que a fúria torna incompreensível de ser absorvida. Começa a promessa de sólida carreira de um cineasta que em dois filmes imprime sua cara, e demonstra suas preferências levemente poéticas, altamente amarguradas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s