Il Divo

ildivoIl Divo (2008 – ITA) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Há biografias, histórias, ou situações marcantes que não podem passar despercebidas. E este era um daqueles filmes considerados “necessários”. Mais cedo ou mais tarde, alguém teria que contar a trajetória de Giulio Andreotti, personagem cuja carreira política, entre a relação com Aldo Moro, e os sete mandatos como primeiro-ministro, ocuparam mais de quarenta anos ativamente na vida pública da Itália.

A construção de personagem orquestrada por Toni Servillo é qualquer coisa de excepcional, fora-de-série. Andreotti sempre mostrou-se um sujeito singular, uma figura estranhíssima cujos trejeitos físicos destacam-se largamente. De estilo antagonicamente pacato e implacável, sua forma de fazer política (acordos, negociatas, “amizades”) o mantinham blindado de tantos escândalos de corrupção (olhando a política brasileira percebe-se que ele fez escola), envolvimento com a máfia e assim por diante.

Por outro lado, manter-se no poder tanto tempo e não sofrer acusações parece impraticável, não é? Pena que Paolo Sorrentino só se interesse pelos anos 90, pelo período de decadência de Il Divo, e numa chuva de fatos, nomes e escândalos (tão distantes de nossa realidade). O público seja afogado por esse mundaréu de informações pautadas num estilo classudo e aristocrático de cinema, disfarçado por algum maneirismo tecnológico. Trata-se de um filme burocrático, rebuscado de moderninho. Um filme que se atem a narrar fatos mantendo-se distante de uma dramaturgia. Um filme poderoso, de conteúdo histórico inegável. E nessa enxurrada de escândalos e fatos pequenos detalhes interessantes sobressaim-se, como a excelente seqüência da votação indireta para escolha do presidente, a briga entre os membros do congresso é algo espetacularmente italiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s