Ondas Invisíveis

 


Invisible Waves (2006 – TAI/HOL/HK/COR) 

Assassinos no cinema são celebrados com glamour chamuscado e certo charme místico, deixam a tutela de vilões para um staff de assassino. Pen-Ek Ratanaruang vem com a desglamourização, renegando a posição de assassino ao rudimentar, algo totalmente fora da rota de vida fácil, do conforto. O cozinheiro Kyoji (Tadanobu Asano) assassinou sua amante (a mando do chefe que era casado com a vítima). O processo é lento, um jantar silencioso, banhado a sexo, até a vítima sentir os efeitos do envenenamento. Ratanaruang filma com exímia delicadeza e prazer, jamais foca o rosto da vítima, e a paciência do assassino é exemplar.

Eis a faísca, a verdadeira trama é a relação do cozinheiro (agora fugitivo sob patrocínio do mandante) com a morte (exceção à sinuca de bico que se meteu na posição de amante, ele apresenta-se como um sujeito de respeito, atencioso), e principalmente com seu chefe. A fuga num cruzeiro oferece apenas uma escotilha onde nada funciona (cama que não fica na horizontal, fechadura quebrada, chuveiro disparando duchos de água em momentos inoportunos), num tom de bege capaz de enjoar o mais experiente dos marinheiros (os enquadramentos me fizeram lembrar Liverpool do Lisando Alonso). Uma viagem para apagar da memória, e Ratanaruang batendo na tecla que só na ficção cinematográfica que a culpa e conforto andam unidos. Os planos de quem tem coragem de contratar para matar são torpes, pode-se confiar em alguém tão leviano?

O desenrolar não poderia ser mais humano e ingênuo, os desdobramentos na Tailândia que aproximaram novamente os dois envolvidos serão mera formalidade dentro da proposta elaborada e bem executada de Ratanaruang, o anti-suspense vem de encontro às perspectivas de Kyoji e à vingança que planeja ao sentir-se encurralado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s