Polícia, Adjetivo

policiaadjetivoPolitist, Adjectif / Politist, Adjectiv (2009 – ROM) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Deliciamos-nos no cinema com intrigantes filmes policiais de investigações e perseguições. Grandes bandidos e casos mirabolantes, lindas mulheres. Aqui é diferente, Corneliu Porumboiu esmiúça o dia-a-dia monótono do investigador Cristi (Dragos Bucur), que agora está trabalhando no caso de um adolescente, e seus amigos, que fumam maconha, e são suspeitos de tráfico de drogas.

Seria o anti-filme policial, nada de perseguições de carro em alta velocidade, tiroteios e show pirotécnicos com a câmera. Estamos dentro do voyeurismo da situação, das incansáveis horas em que Cristi enfrenta o frio, na rua, esperando que os três adolescentes fumem um cigarro nos fundos da escola, ou divirtam-se à tarde na casa de um deles.

No contexto, há também a vida de Cristi, a monótona burocracia de uma delegacia (aos poucos os romenos esmiúçam os serviços públicos do país, lembrando os hospitais em A Morte do Sr Lazarescu). Também sua relação com a esposa (em dois grandes diálogos, principalmente na discussão da música brega-romântica) e o grande ponto onde Porumboiu realmente quer levantar discussão: a ótima e interminável cena com câmera fixa e três personagens buscando no dicionário significados a fim de discutir sua conduta moral e ética. O cineasta faz de seu filme entediante um poço de autoquestionamento, de humor ácido e das pequenas reflexões que pontuam nossa rotina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s