Daniel & Ana

danieleanaDaniel & Ana (2009 – MEX) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Um casal de irmãos ricos é sequestrado. Não há pedido de resgaste, nem mesmo um longo cativeiro. O interesse dos seqüestradores é especialmente bizarro. Eles obrigam os irmãos a praticar sexo frente às câmeras. A premissa é exatamente essa, dura, direta, chocante (a cena da filmagem é acachapante, de sensualidade inexistente, de asco gritante).

O cineasta Michel Franco, vencedor do Camera D’or, trata de uma história real (segundo os créditos tratada exatamente como ocorreu, apenas os nomes foram trocados), e por incrível que pareça, o filme serve como uma denuncia de casos que se repetem mundo a fora (que tipo de pervertido se interessaria por um filme desse naipe?). Sem um discurso panfletário, sempre câmera fixa, e normalmente planos abertos, dando exata e aterrorizante dimensão de espaço (seja dentro da casa da família, seja no carro, ou nas ruas da cidade). Chega a sensação, em alguns momentos, das paredes se moverem, tamanha sensação de estranheza e pavor que os irmãos sentem.

Na trama, Ana (Marimar Veja) e Daniel (Dario Yazbek Bernal), eram muito unidos até então. Ela preparando-se para seu casamento, e ele um garoto sociável, descobrindo o sexo com sua namorada. Após o incidente, não conseguem demonstrar nada além de silêncio, introspecção e perturbação. Todo esse desconsolo pode ser notado a cada olhar vago, a cada movimento desanimado e sem perspectiva dos atores. A vida segue, para eles parece que não. Pessoas marcadas como gado, sentimentos corrompidos, e o choque por tamanha brutalidade e falta de escrúpulos por um crime tão desalmado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s