Diários da Mostra #3


aprocuradeeric.jpg

À Procura de Eric (Looking for Eric, 2009 – ING)
Praticamente um OVNI não identificado, Eric Bishop (Steve Evets) é um carteiro loser de meia-idade, fez burrada quando largou o grande amor de sua vida e depois foi trocado pela segunda esposa e agora cuida dos dois enteados adolescentes e faz as vezes de babá para sua netinha enquanto sua filha freqüenta universidade. Com os amigos reune-se para os jogos do Manchester, no quarto um pôster do grande ídolo Cantona. Tudo mudo quando como num conto de fadas o ídolo surge em sua vida como um conselheiro pessoal, isso mesmo o controverso Eric Cantona vira confidente e conselheiro do carteiro que nem imagina a enrascada que um de seus enteados se meteu enquanto ele se aproxima (em virtude da neta) da mulher com quem dançou rock calçando seu par de sapatos de camurça azul. Ken Loach longe dos temas políticos, ou fingindo estar longe (a história do enteado tem um quê de critica social). Ainda assim, muito longe do que poderia esperar de um filme de Loach, quase uma fábula moderna o filme trava por suas próprias pernas, parafraseando o futebol falta um meio-campo que faça a bola rolar e ligue defesa ao ataque. Restando então uma seqüência final hilária com os torcedores usando mascaras do Cantona, e a sensação de que o drama foi mais longe do que deveria.
ervasdaninhas.jpg
Ervas Daninhas (Les Herbes Folles, 2009 – FRA)
Ainda tentando entender o que queria Alain Resnais dessa vez, porque se o jeito de filmar alcança um grau de elegância e refinamento que quase nos obriga ir ao cinema de gravata, por outro lado a história do homem, Georges Palet (Andre Dussollier) obcecado por conhecer a mulher a qual ele encontrou a carteirinha perdida num estacionamento de shopping, a dentista Marguerite Muir (Sabine Ázema) é tão intrincada quanto sem pé nem cabeça. Fascinação é algo realmente sem explicação, quando se nota você já está inundada por esse desejo, por essa necessidade visceral, e nisso fica claro que Georges fantasia um encontro, uma paixão casual com a mulher que ele criou só de olhar fotos e documentos. Nesse filme Resnais parece um senhor senil e de gosto apurado que trata de fantasias mesmo que elas não façam grande sentido, quando seu desejo mais profundo não era realmente pela lógica e sim pela possibilidade de algo ir crescendo sem explicação e tomar um vulto de coisa importante (incomoda ou não, como uma erva daninha).
amreeka.jpg
Amreeka (Amreeka, 2009 – EUA/CAN)
Muna Farah (Nisreen Faour) parte da Cisjordânia com seu filho adolescente para os EUA, chega de bloqueios militares, do medo e do transito que transformou uma viagem de 15 minutos em 2 horas diárias. Dez anos de experiência trabalhando em banco, duas faculdades, do que vale isso nos EUA? Ela é mais uma imigrante que só terá espaço fritando hamburgueres. Mas ela é uma mãe carinhosa, uma gordinha simpática que parece abraçar todo o público com seu sorriso, seu otimismo, e acima de tudo a vontade de fazer algo melhor pelo filho. Em poucos dias de EUA eles aprendem que aquilo não é o paraíso, o medo dos árabes pode ser sentido nas ruas, nas escolas, no preconceito e na visão exclusivista e absurda dos jovens americanos. Mas o mundo não é feito só de pessoas ignorantes e também não entregamos os pontos ao primeiro sinal de dificuldade, Muna enfrenta tudo enquanto sentimos na pele os reflexos da invasão do Iraque dentro do país de Bush. Cherien Dabis entrega aos nosso olhos um filme de esperança, sem esconder as aguras do dia-a-dia, e o quanto é difícil ser palestino em sua própria terra, ou na América, seja onde for.

Anúncios

2 comentários sobre “Diários da Mostra #3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s