Serbis

Serbis (2008 – FIL/FRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Um pouco de Robert Altman, um pouco Adeus Dragon Inn de Tsai Ming-Liang. Filme painel sobre uma família vivendo em torno de um fuleiro cinema pornô (há algum que não seja?). O filipino Brillante Mendoza conduz essa teia, repleta de pequenos e minúsculos personagens, sob a ótica do submundo pornográfico filipino. Enquanto a matriarca passa o dia resolvendo pendências judiciárias (o filme acompanha parte de um dia apenas), filhos, sobrinhos, genros e demais familiares (um cabide de empregos) têm seus pequenos dramas retratados.

São relações de infidelidade flagradas, gravidez indesejável, e uma série de problemas que normalmente atacam a camada mais pobre da população. Fica muito evidenciado o convívio com a prostituição, o tráfico que invade desde o saguão do lindo edifício até a própria sala de cinema, que mais funciona como ponto de encontro para prostituição. Isso sem falar na fétida situação de cada cômodo, Mendoza abusa dos planos fechados e acentua a sensação de desconsolo do lugar, a ponto de sentirmos na pele o odor de um banheiro, ou o desagradável das paredes pichadas. Dentro desse panorama caótico que futuro poderia almejar essa família? Jovens e adultos, casamentos esfacelados ou namoros juvenis inconseqüentes, à beira de um submundo retratado de maneira contundente e contígua por Brillante Mendoza (chama atenção a forma como filma o espaço, com que usa os ambientes, sensações de paredes imensas, de halls gelados, de quartos claustrofóbicos). Vidas que cruzam o tempo sem qualquer direção.

Anúncios

2 comentários sobre “Serbis

  1. SERBIS foi o único filme do Mendoza que consegui assistir até hoje, e gostei muito, muito mesmo. Acho um olhar duro, realista, sobre aquelas pessoas, mas que não deixa de ser também carregado de ternura e compaixão. É um filmaço, que só aumentou minha vontade de assistir a outros de seus trabalhos, especialmente KINATAY.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s