A Voz Solitária do Homem

Publicado: setembro 4, 2010 em Cinema
Tags:

avozsolitariadohomem

Odinokiy Golos Cheloveka (1978 – RUS)

Filmado como trabalho de conclusão de curso, foi recusado como tal para, anos mais tarde, finalmente, ser lançado (no Festival de Locarno), marcando assim a estreia de Aleksandr Sokurov. O filme é centrado (se é que podemos dizer que tenha algum foco de tão fragmentando e rarefeito) na década de vinte, num solitário homem atormentado pelas lembranças da guerra civil. Entre os assombros daquela época, o solitário encontra refugio ao propor a uma recém-viúva que vivam como marido e mulher. O roteiro baseava-se em textos do escritor Andrej Platonov.

Muito se fala do início das marcas de Sokurov, só que a característica marcante é essa fragmentação, essa onipresença de uma história retilínea, são apenas momentos entrecortados pela casa singela de tinta descascando, e a pequena paisagem bucólica pela janela, enquanto o novo casal tenta adaptar-se aos novos tempos. Um filme de sentidos, de flashes surgidos da memória, de vibrações eclipsadas por uma trilha sonora pontual.

COTAÇÃO: estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

comentários
  1. Matheus Ximenes Xavier disse:

    Achei legal sim. O conflito é bem interno no personagem Nikkita, e para nós aqui do Brasil com o mínimo de conhecimento sobre a Russia, fica legal as pegadas de informações e nexos com a historia do filme e as fotos mostradas entre outras.
    O filme faz jus ao titulo, tem uma fotografia fria, monótona, junto a expressão do ator fica até solitário em momentos do filme.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s