Operação França

operacaofrancaThe French Connection (1971 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela

Buddy Russo (Roy Scheider) é a personificação do parceiro fiel, sabe que seu companheiro é quem brilha, e não se importa com uma posição “coadjuvante” na dupla. Enquanto Popeye (Gene Hackman) se faz presente nos ambientes, fala grosso, violento e ofensivo, faz questão de ser notado (praticamente um xerife). Seguindo o faro policial, os dois caem numa investigação envolvendo uma quadrilha de traficantes e um grande carregamento, oriundo da França, capitaneado por um distinto cavalheiro (Fernando Rey).

A tantas, após muitas cenas de vigilância, de investigação, há a cena de perseguição entre um carro e um bandido dentro de um vagão de metro, que é, literalmente, de tirar o fôlego por seu realismo impressionante. Toda a sequencia é de uma intensidade incomparável, primazia de William Friedkin numa direção notável, e da alucinante atuação de Gene Hackman que nos faz delirar frente ao volante daquele carro desgovernado. Sua obsessão pela captura praticamente o cega para carros pela rua, mulheres com carrinho de bebe atravessando à sua frente e a ansiedade de chegar tão logo à próxima estação.

Ainda que a sequencia seja antológica, Friedkin conduz a trama pelos clichês do gênero sem que nos demos conta deles, tamanha sensação de controle da história, de veracidade, de filmagem ao vivo de fatos reais por meio de tomadas engenhosas e uma paciente da condução da história que troca segredos pela imposição de sua veia policial nata.

Anúncios

Um comentário sobre “Operação França

  1. Um dos meus favoritos do Friedkin; todo o desenrolar da trama se mostra muito eficaz, num ritmo bem legal, intrigante e envolvente. A perseguição do metrô é daquelas para entrar pra história mesmo… e Popeye Doyle é um cara muito foda – vide a mulher da bicicleta que ele consegue comer, hhahaha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s