Outubro – Mostra SP #11

Octubre (2010 – PER/ESP/VEN) 

Semelhanças com alguns filmes pequeninos do Uruguai e Argentina não são mera coincidência. Há uma gama de cineastas latinos com esse dom de extrair de filmes e personagens “frios”, alguns momentos que beiram o hilariante, com humor fino e a decadência latina espalhada por cada fotograma. É o caso da dupla peruanda Diego e Daniel Vega.

Nosso protagonista é praticamente um agiota dos pobres. As pessoas deixam algo de valor como garantia e lhe pagam juros pelo dinheiro emprestado. De repente, aparece em sua porta um bebe recém-nascido, aquele homem de casa humilde, de vida solitária e pacata, com um bebê para cuidar torna-se uma singela figura inenarrável.

Enquanto isso, um conjunto de personagens orbitam à sua volta, como a mulher que passa a ser babá e almeja conquistar o coração do solitário, ou os tipos que em sua sala contam suas histórias requerendo por uma quantia maior de empréstimo (retrato da pobreza peruana sem demagogias). Outubro não chega a ser uma pequena pérola, mas uma delícia de narrativa dentro de um contexto de submundo de paredes descascando, de panelas gastas, de roupas esgarçadas, e de corações gélidos e intrépidos.

Anúncios

Um comentário sobre “Outubro – Mostra SP #11

  1. Pingback: El Mudo |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s