Cisne Negro

Black Swan (2010 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

O mundo do balé não é composto só de flores, dança, coreografias expressivas e boa dose de graça e sutileza. Por trás das apresentações encantadoras há jogos de ego intermináveis, muito suor e dor, superação. Não, Darren Aronofsky não traz um melodrama de uma bailarina tentando se superar, seu filme vai muito além disso. Ele flerta com os bastidores, as disputas internas. Dá uma esnobada na sutileza em prol de uma violenta invasão de privacidade Com o foco em Nina (Natalie Portman), o cineasta ganha armas para ousar, e aprofundar-se numa personagem meiga, doce. Garota inocente, educada com mão de ferro da mãe (ex-bailarina).

Uma nova adaptação de O Lago dos Cisnes, o novo diretor  (Vincent Cassel) a considera perfeita para o Cisne Branco (com sua doçura, ternura, leveza), mas totalmente incapaz de assumir a sensualidade e poder controlador do Cisne Negro. Sem dúvida, um filme sobre sexualidade, sobre libertação, Nina luta por uma transformação fundamental. Tenta, de todas as formas, se livrar de uma adolescência tardia, que a mãe a enjaulou. Pouco a pouco se entrega ao personagem, num misto de libertação sexual e paranoia, que a tira da realidade, aflorarando seu lado mais agressivo e autodestrutivo. É como se o Cisne Negro tomasse sua alma lentamente, Aronofsky flerta até com o horror, enquanto Portman brilha nessa mistura antagônica de filhinha da mamãe, e o mundo das artes, com toda a inveja, e poder de dominação, que as estrelas que transbordam sex appeal impõem.

O drama torna-se claustrofóbico, as tintas escuras tomam conta da tela, enquanto essa transformação de personalidade nos salta aos olhos, nos fazendo mergulhar num mundo de luxúria, de relações promíscuas, e de rara beleza nas formidáveis apresentações performáticas dos bailarinos.

Anúncios

Um comentário sobre “Cisne Negro

  1. Pingback: Globo de Ouro |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s