Biutiful (2010 – MEX/ESP)
 
Alejandro González Iñarritú (Babel / Amores Brutos) finalmente lança seu longa-metragem sem roteiro de Guillermo Arriaga, e sem a gasta fórmula de três histórias que se entrecruzam, tendo como elo um acidente. Mas a mudança não foi tão radical assim, Uxbal (Javier Bardem) carrega todo mundo em suas costas e parece ele ser o acidente a conectar outros dramas. Cada fotograma dessa história é carregado de dor, de sofrimento, não há nada que não seja cinza, turvo, tumultuado (nem os momentos das crianças, nem as loucuras da esposa, muito menos a relação com o irmão, e pior ainda a vida dos imigrantes chineses).

Sem dúvidas, não há beleza nessa história, é o fim da linha de um homem que não poderia se despedir do mundo, e seu corpo definha, e suas relações pessoais seguem no mesmo ritmo, como se o corpo fosse reflexo do estilo de vida que ele se propôs a viver numa Barcelona imunda visualmente, triste, depressiva. A questão da pirataria é secundária, ainda assim relevante e de longe o grande destaque da história, tratada de forma crua e dura, pode nos tirar o folego pela veracidade. Por outro lado o drama cansa de tão pesado, não seriam tragédias e mais tragédias, e sim esse fim anunciado que vai chegando pacatamente e Iñarritú não nos permite nenhum fio de esperança.

Anúncios
comentários
  1. Wallace disse:

    Pois é, tenho alguns problemas com algumas coisas de 21 GRAMAS e BABEL mas, ainda assim, curto o cinema do Iñarritu. E guardo boas expectativas quanto a esse BIUTIFUL, especialmente pela presença sempre forte (e agora indicada ao Oscar) do Bardem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s