A Pequena Cidade

Publicado: março 1, 2011 em Cinema
Tags:,

O CCBB-SP está com uma mostra de filmes turcos como a Trilogia Yusuf e Três Macacos, enquanto tento acompanhar alguma coisa por lá aproveito para postar outro filme do Ceylan.

Kasaba (1997 – TUR) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Nuri Bilge Ceylan nos leva a uma pequena cidade (algo maior que uma aldeia) no interior da Turquia, filmando em p/b. Ele foca na visão de crianças com seus 10-11 anos, a fim de retratar o pacato dia-a-dia, as relações entre familiares, a forma de comunicação entre eles. Retratar o convívio social, num local distante das facilidades das grandes cidades.

Temos o convívio escolar, as pequenas dificuldades, as crianças treinando leitura como se participassem de uma maratona, mais tarde essas crianças descobrem a natureza e seus mistérios (mais precisamente uma tartaruga). No encontro com adultos, quietas, ouvem o despejar de reclamações entre parentes, as pequenas mágoas, a arrogância de uma educação melhor, e os “ensinamentos” sobre histórias de grandes conquistadores.

Esse choque entre a simplicidade do universo infantil e o intricado universo adulto, dentro de uma noite na floresta, não vai muito além da sensação de reflexos de um ranço de biografia, de algum quê de experiências passadas, longe da elaboração de um filme instigante.

comentários
  1. […] Seu primeiro longa-metragem (A Pequena Cidade) foi exibido no Festival de Berlim. Nuvens de Maio participou da Mostra Competitiva em Berlim. Em […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s