Lola

Publicado: março 4, 2011 em Uncategorized
Tags:

O mais recente filme do filipino Brillante Mendoza, que também dirigiu Kinatay (do post anterior) e Serbis.

Lola (2010 – FIL)
 
Brillante Mendoza é um sujeito que não economiza na dificuldade de seus personagens, mas o faz de forma tão altiva e sufocante que seus dramas parecem estar acontecendo no bairro ao lado, ou com a amiga da mulher que trabalha com você. Lola faz referencia a avó em filipino, o foco são duas Lolas. Uma conta as migalhas e pede aos vizinhos centavos para o enterro de um de seus filhos, a vida é de miséria, os fundos da casa dão para um rio/lago, a pobreza não tem fim, e a tristeza e amargura estão marcados em seu rosto. A outra Lola está também desesperada, seu neto é o suspeito do assassinato, eles também vivem de forma miserável (um pouquinho melhor que a outra família), e ela não sabe o que fazer pare livrá-lo da cadeia.

Uma comerciante nata, a outra clamando por justiça, Mendoza imerge seu público na pobreza, na miséria, e faz sem dó, sem lentes embelezadoras, a parede é cinza, a cor da água é cinza, o coração dessas mulheres também reflete a cor cinza. Não é fácil ser personagem de um filme de Mendoza, como não é nada fácil acompanhar a maneira vital e angustiante com que o cineasta acompanha o desenrolar dessas duas mulheres, o desespero de quem não tem força para chorar, mas a dor está ali, alojada completamente em cada segundo da vida de cada um deles.

comentários
  1. […] o que pode sair da união do diretor de Serbis, Kinatay (no caso, este principalmente) e Lola, e a atriz de Minha Terra, África. Porque, essas referencias podem significar muito nessa […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s