A Ponte do Rio Kwai

Publicado: abril 8, 2011 em Uncategorized
Tags:

The Bridge on the River Kwai (1957 – EUA)

Sim, é um filme de David Lean, então aquele tom épico, aquele ar grandioso, já vem incluso no pacote. Só que, num filme de guerra, pode soar mais nacionalista do que deveria. E esse é o efeito conseguido por Lean, uma tropa de soldados britânicos (presos de guerra) cai nas mãos de um coronel japonês que pretende construir uma ponte com o trabalho braçal deles. A história ainda guarda um “valentão” americano, perdido por ali, no papel de grande herói disso tudo. Quando, na verdade, o grande tema é a ponte e o grande personagem o coronel britânico que comanda a tropa seguindo as leis, o Pacto de Varsóvia e a ética, mesmo que isso cause danos e dor. O exagero na caricatura dos japoneses como os “vilões” é outro ponto incomodo. O trunfo é realmente a ponte, a relação de prazer com uma construção bem feita, mostrando ao inimigo como se faz, ao ponto de se resultar nos sentimentos que o desfecho causa.

comentários
  1. Wallace disse:

    Rapaz, gosto muito dos épicos do Lean, e amo A PONTE DO RIO KWAI. Bem, digo isso me baseando na impressão que o filme deixou em mim, quando o assisti há quase uns 10 anos. Talvez precise rever. Mas de uma coisa não tenho dúvida: Alec Guiness está genial.

    Curtir

  2. Eduardo Aguilar disse:

    Gostaria de rever, mas como sp. digo, os arianos, caso de David Lean, tem um gosto pela vida aventureira mas qdo se metem com o cinema, são capazes de fazer filmes chatos até com o foco da aventura -rsrs-. Brincadeira a parte, esse filme do Lean é realmente mto bom, do meu lado, fico pensando se ao mesmo tempo em q. a disciplina, o planejamento, a ordem parecem valores endeusados, o personagem do americano coloca tudo esse em cheque, é bem provocativo sob esse prisma!

    Curtir

    • Grande Edú, agora sim, se ele é ariano, tudo fez sentido haha. O personagem americano é o grande provocador, o questionador, o que torna o filme algo fora de ser extremamente “coxinha”. E Wallace, tb gosto dos épicos do Lean!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s