Água Fria

Publicado: maio 2, 2011 em Uncategorized
Tags:,

L’Eau Froide (1994 – FRA)

Talvez tenha sido o único a encontrar diálogo entre este filme e a obra-prima de François Truffaut, Os Incompreendidos. Talvez quisesse eu, um filme da saga Doinel, que explicasse a fase realmente adolescente do personagem, não ficando com esse hiato que foi o salto para a doce comédia Beijos Roubados. Olivier Assayas pega emprestado uma rebeldia jovem, uma inquietação irresistível, um sentido de movimento, de se manifestar, que muito me remete ao Doinel pueril. Aqui os personagens são um casal de adolescentes, o ato ilícito que abre o filme é determinante para o restante da história (roubo de vinis dos Stones e Deep Purple), uma separação anunciada, contra vontade. Utilização maciça e preciosa de uma trilha rock, a manifestação desse senso de liberdade reprimido, a festa rebelde determinante para esses jovens tão aflitos quanto pouco conseqüentes. Assayas nos oferece um filme de espírito, vivemos os anos setenta e toda uma necessidade aguçada de polemizar a si próprio, entre o balé das câmeras, uma demonstração concisa de uma juventude conflitante.

comentários
  1. rafaéu disse:

    Bonito. Dos mais bonitos que já ví.

    Curtir

  2. Eu fiquei confuso quanto à época em que se passava o filme. Achei anos 70, mas também parece anos 90. Enfim, filmão mesmo, que cresce na memória.

    Curtir

  3. Ah, e bela foto que você pegou da garota. Lindinha ela, não é?

    Curtir

  4. Rafael Canoba disse:

    Eu diria atemporal hehehehe O que não é mentira, vendo que o casal principal parece à parte de todo o resto, embora esse “resto” também esteja acontecendo.

    Curtir

  5. […] série Tous les Garçon et les Filles de Leur Age (pertencente à mesma série, as semelhanças com Água Fria de Olivier Assayas não são mera coincidencia) . Like this:LikeBe the first to like this […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s