Potiche (2010 – FRA)

Que prazer quando um cineasta sabe utilizar artimanhas cinematográficas a seu favor, logo no primeiro diálogo François Ozon já imprime o que será o ritmo do filme (leve, divertido, e de temas discordantes, o feminismo principalmente), um casal discute sutilmente e naquele pequeno diálogo já estamos inseridos em quem são, no estilo de vida e o que mais relevante havia. Ozon talvez seja o mais versátil dos cineastas franceses na atualidade, aqui ele flerta com seu 8 Mulheres (Catherine Deneuve também encabeçava o elenco), mas o filme chega ao limite tênue entre comédia e musical, faltou quase nada para que os diálogos não se tornassem apresentações musicais.

O roteiro é bobinho, leva tudo com muito humor, a greve na fábrica, o feminismo, a sensação das mulheres de seu papel de “vaso” nas decisões familiares, a incongruência entre o artístico e o industrial. E Ozon une bem todos estes elementos, ainda com doses de crise conjugal e paixões do passado, a verdade é que o filme surge prazeroso, para aqueles que acreditam que, às vezes, precisamos de um filme bobo onde se pode deixar o cérebro em casa, Potiche vem provar que isso é uma ignorância profunda, é possível fazer um filme leve e versátil e cheio de elementos críticos e temas fortes. Atenção especial ao personagem da filha, talvez o mais próximo do real entre todos os personagens.

comentários
  1. Eu gosto de todos os filmes do Ozon, mas ainda não encontrei um denominador comum entre eles. heheh

    Curtir

  2. […] in 2005. He presented Angel in the Berlinale Competition in 2007 and Ricky in 2009. In 2010, Potiche (Trophy Wife), his satirical and rather biting comedy about emancipation, screened at the festival […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s