Meia-Noite em Paris

Midnight in Paris (2011 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Tudo começa com Woody Allen, tentando provar o óbvio: cada esquina, cada canto de Paris, um cartão postal. O cinesta americano não poupa nas imagens de distintos lugares belíssimos da cidade, cores vivas, tudo lindo. Com os créditos iniciais, o primeiro diálogo, o escritor passeando na cidade, com sua noiva, e os pais da moça. Não são necessários, nem dois segundos, para perceber, que enquanto ele está preocupado com o frescor da cidade e com o prazer nas pequenas coisas, ela é uma burguesa fútil, encantada por discursos decorados e artigos caros, prefere sempre a embalagem. Um romântico e uma turista.

A fábula ganha seus traços quando Gil (Owen Wilson), vagando pelas ruas, acaba dentro de um carro. Uma espécie de portal ao qual ele é levado à Paris dos anos 20. Em meio às festas com Hemingway, Fitzgerald, Dalí, Picasso, Degas, Buñuel e outros gênios da arte. Quantas vezes não pensamos que nascemos na época errada? Que bom seria ter vivido dos anos 60, ou nos anos 30.

Pois bem, Allen brinca de mergulhar nessa época, de Moulin Rouge a saraus embalados por Cole Porter (ao piano). Discute nossa frustração eterna com o presente, a insatisfação com o que temos e com nós mesmos, projetando no outro (ou no passado) o que seria realmente melhor. A trilha sonora elegante, Paris sempre linda, personagens encantadores (causando cenas de humor ótimas, nas referências às obras desses artitas),  o clima de romance em cada fala, tudo isso compactado no estilo de Woody Allen. Não deixa de ser um filme adorável, ainda que mais direcionado a um público que consome cultura de forma superficial e tem nele um guru.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s