Trilogia Maciste (V Jornada do Cinema Silencioso)

A primeira aparição de Maciste (Bartolomeo Pagano) foi no clássico Cabíria, o sucesso do escravo brutamontes foi tão grande que o personagem ganhou uma longa  série de filmes (não permanecendo como escravo). Lembrando o mitológico Hércules, praticamente o precursor de Conan, nessa trilogia de aventura dirigida por Carlo Campogalliani, Maciste conquistou o público com a graça de seu sorriso desajeitado e o traje com terno e gravata enquanto derrubava um exército só com seus punhos (além é claro de sua tara inexplicável e hilariante por cachimbos).

 

Maciste contra a morte (Maciste Contro la Morte, 1920 – ITA)

Após o sequestro (numa tentativa de golpe de estado do primeiro-ministro) da princesa e herdeira do trono de Livônia, Maria Letícia (Letizia Quaranta), o jornalista Tito Fabrizi e Maciste, seu irmão de leite, partem para salvá-la numa divertida aventura com lutas sob vagões ou em perigosos desfiladeiros.

 

 A Viagem de Maciste (Il Viaggio di Maciste, 1920 -ITA)

Na segunda parte da saga, o rei está à beira da morte e a princesa Maria Letícia embarca de volta à Livônia. A fim de protegê-la, Maciste embarca (às escondidas) e precisa trabalhar como fogueiro (e ali faz amizade com o pequenino Chocolatinho, que vira praticamente seu mascote).

 

O Testamento de Maciste (Il Testamento di Maciste, 1920 – ITA)

No fim dessa saga, novamente a princesa Maria Letícia é prisioneira do incansável Primeiro-Ministro. Tito e Maciste, num arriscado plano, tentam salvar a princesa no castelo onde é seu cativeiro. Tito e a princesa escapam, mas Maciste acaba preso e condenado ao fuzilamento. Começa uma corrida contra o tempo, com direito a uma hilária cena sob o relógio da cidade (no melhor estilo Chaplin para atrasar o fuzilamento), enquanto a princesa conta coma ajuda de seu primo para reverter a sentença de morte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s