Isto Não é um Filme – 35ª Mostra SP

This is Not a Film (2011 – IRA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Condenado à prisão domiciliar, e 20 anos sem poder filmar, já que o governo iraniano enxerga questões críticas à soberania do país como afrontas, e por isso pune cidadão com este tipo de rigor absurdo. Jafar Panahi encontra uma brecha em sua sentença, trancado em seu apartamento, pede ajuda a um amigo (Mojtaba Mirtahmasb) e filma sua leitura (no melhor estilo Dogville) de um roteiro (que foi reprovado pela censura). Afinal ele não está proibido de atuar, certo?

Primeiro de tudo é a coragem e o vigor com que Panahi encara essa arriscada empreitada, essa inquietude de não aceitar calado e encontrar maneiras de expor ao mundo sua condição. Somos convidados a adentrar seu apartamento, suas constantes olhadas pela janela, as ligações telefônicas para sua advogada, e parte do seu dia-a-dia (como a vizinha que insiste em pedir-lhe para cuidar do cachorro, ou o garoto que vem buscar o lixo dos apartamentos).

Em alguns momentos Panahi parece engajado a essa exposição contra as arbitrariedades,em outras a imagem se coloca como mero passatempo, uma brincadeira de crianças presas num apartamento num fim de semana chuvoso. As questões são óbvias, e o absurdo de sau situação já sustentaria o filme seja lá qual fosse o seu conteúdo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s