Os Descendentes

Publicado: janeiro 27, 2012 em Uncategorized
Tags:, ,

The Descendants (2011 – EUA)

Alexander Payne não precisou de uma carreira extensa para fixar seu nome entre os destaques do cinema atual, principalmente seus últimos filmes são comédias dramáticas misturando humor (de bom ma gosto) com altas doses de melancolia dos personagens centrais (As Confissões de Schmidt e Sideways). Ambos são quase road movies, e neste novo trabalho a proposta é muito semelhante. Não temos um aposentado cruzando os EUA, nem uma despedida de solteiro pelas vinícolas californianas, mas uma ir e vir pelo Hawaí.

No filme, um advogado (George Clooney) se vê em situação delicada quando a esposa sofre acidente grave e corre grande risco de não sobreviver. De um pai ausente, para o único responsável pelas filhas, o sujeito percebe que não sabe o que fazer nessa posição de pai-mãe. Mas, o roteiro não está interessado nisso exatamente, e sim em manter essa fórmula de divertir usando a melancolia, o drama, por isso vem o personagem do garoto boboca, e outras pequenas situações (como a procura incessante pelo corretor de imóveis) para divertir e aliviar a tensão do público.

Diferentemente dos filmes anteriores, o teor dessa melancolia não encontra o ponto certo, a toda hora o filme busca cortes para paisagens magníficas hawaianas (e trilha sonora também típica da região), flerta com a comédia dramática na decisão dos primos de vender um patrimonio “histórico” familiar, um turbilhão de acontecimentos enquanto o homem quer apenas sofrer sua possível perda e aprender a lidar com suas filhas. No fligir dos ovos, Payne apresenta um filme irregular, que brinca além da conta com coisa séria e leva menos a sério o que deveria, mais um exemplar dos personagens dos filmes indies americanos, aqui sem o excessivo poder loser, ainda assim um pouco além da conta. Ainda assim, há a cena final, simples, corriqueira, silenciosa, e basicamente graciosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s