Millennium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Publicado: fevereiro 5, 2012 em Uncategorized
Tags:, , ,

The Girl with the Dragon Tattoo (2011 – EUA)

Sou totalmente contra a febre dos remakes, principalmente casos desse tipo de filmes ultra-recentes, filmados em outros países que não seja os EUA. Só que, infelizmente, é a forma de se propagar esses trabalhos de alta qualidade. Se bem que, a trilogia Millenium nem prima pela qualidade, ao contrário, a versão sueca adapta a trama interessante dos livros, de qualquer jeito, só para aparecer na tela grande.

Essa é a grande diferença aqui, David Fincher é um cineasta, sabe o que fazer, seu filme de investigação ganha a sutileza de pequenos momentos (e movimentos de camera), ao mesmo tempo que filma cenas de violencia e estupro deliberadas, tudo charmoso. De resto, nada além da história do jornalista politico-invetigativo (Daniel Craig) tentando desvendar o mistério do desaparecimento de uma jovem há mais de quarenta anos. Contando com a ajuda de uma hacker, Lisbeth (Rooney Mara), cuja própria história divide o protagonismo da trama.

Há diferenças sensíveis entre os dois filmes, na forma como surge a relação do jornalista e Lisbeth, essa diferença muda totalmente a tônica dos filmes (e principalmente o final, segundo informações a versão americana é mais fiel ao livro, nesse ponto prefiro a versão sueca). De um lado algo mais “casual”, de outro mais “platônico”, interessante que a mudança do tonica, em ambos os casos, não interfere em nada, os rumos da história. Fincher volta a seus filmes “mais violentos”, aqui de forma limpa, o sangue surge de forma quase cirurgica, mas, é um filme de observação, de investigação, e essencialmente, um filme sem nenhuma emoção.

comentários
  1. Um filme sem nenhuma emoção…. Eu não veria isso como uma qualidade. Principalmente em se tratando de um thriller.

    Curtir

  2. acho que o principal ponto negativo do filme, Ailton

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s