A Vida Marinha com Steve Zissou

The Life Aquatic with Steve Zissou (2004 – EUA) 

Não há um quê de alma nos filmes de Wes Anderson que já conferi. Mudam as situações e mantém-se os personagens elevados a enésima potência da sem-gracice, querendo dali retirar humor. Mas é aquele humor de sorriso amarelo, de personagens tolos, ou losers, ou das duas coisas. Anderson aprecia o estranho, e acredita que pode fazer disso algo mais. Só consegue ficar dentro de um universo que ele mesmo criou, vive numa bolha cinematográfica.

Essa é a história de um oceanógrafo e cineasta, metalinguagem só na ideia, já que ele poderia ser o Ed Wood dos documentários aquáticos. Não bastasse a vontade de ser cool, com detalhes jogados durante o filme, como Seu Jorge tocando violão em tudo quanto é canto do filme (completamente sem função alguma).

Wes Anderson ainda guarda sequencias de ação, tiroteios. Para em busca do pior dos clichês do cinema para adaptar ao seu formato de cinema artificial, pastel, nem retrô e nem moderninho, apenas um cínico da esquisitice.

Anúncios

8 comentários sobre “A Vida Marinha com Steve Zissou

  1. Não gostei nem um pouco de “A Vida Marinha com Steve Zissou” e compartilho o mesmo pouco entusiasmo quando o assunto é Wes Anderson. Com exceção de “Rushmore” (excelente e que nem parece ser conduzido pelo mesmo Wes Anderson desse “Steve Zissou”), não consigo esboçar qualquer sentimento positivo com os seus filmes. É aguardar o lançamento de “Moonrise Kingdom” para ver se a história (ou a forma de contá-la) muda.

    Curtir

    • Que bom que os não-fãs do Wes Anderson estão aparecendo, valeu Alex! Duvido que a forma de contá-la estará diferente, e Rushmore está tão lá embaixo na lista de filmes a assistir que nem consigo encontrar.

      Curtir

  2. Não tenho duvida alguma que Anderson é um grande cineasta, e um dos poucos americanos a fazer um cinema de “autor”, seguindo as suas características filme após filme. Acho a sua opinião válida, Michel. Cada um de nós pensa de maneira diferente. Mas, tenho certeza do cinema único que é feito por Anderson.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s