Um Verão Escaldante

Publicado: junho 24, 2012 em Uncategorized
Tags:, ,

Un Été Brûlant (2011 – FRA/ITA/SUI)

Philippe Garrel colabora em ratificar a mítica de um universo isolado aos artistas. Pintores, atores, músicos, vivendo alheios à realidade da maioria, entre minutos de filosofia e genialidade. Como se fossem incapazes de um momento comum, até as tarefas mais simples diárias precisam de um quê de extravagante, cool, ou intelectual. A dor deles é diferente da nossa, as conexões amorosas também, e a vida, com uma liberdade que outrora nem poderíamos imaginar.

Nesse universo de puro endeusamento do mundo artístico, surge um pintor francês (Louis Garrel) despreocupado com o mundo, e sua estonteante esposa, uma atriz italiana (Monica Bellucci que aparece completamente nua na segunda cena do filme, obrigado Garrel pai). Na casa do casal, num verão em Roma, recebem um casal de atores, amigo do pintor. Os quatro passam ali semanas juntos, um relacionamento que se constrói enquanto outro se deteriora.

Cada cena, cada construção, cada detalhe, é hermeticamente projetado numa atmosfera blasé, como se houvesse arte em cada suspiro. As conversas versam sobre filosofia, tem tempo certo para reflexão antes de um próximo questionamento, a fluencia verbal é complexa, quase como se sentissem o ar que respiram, antes de seguir adiante. Pouco importa os caminhos que farão causar as ruinas do pintor (o filme começa com ele causando um acidente de carro), estamos tratando de dois assuntos, uma amizade que nasce e um relacionamento que morre, e dentro dessas duas perspectivas tantos assuntos envolvidos, como: amor e dor, respeito e infidelidade, desejo e ciumes, hospitalidade e intimidade, convivência.

comentários
  1. Só pela Bellucci nua, o filme já deve ser imperdível! heheh

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s