Luz de Inverno – Mostra Ingmar Bergman no CCBB

Publicado: junho 26, 2012 em Uncategorized
Tags:, ,

Nattvardsgästerna (1963 – SUE)

Segunda parte da Trilogia do Silêncio, é nesse capítulo em que Ingmar Bergman mergulha mais profundamente no silencio de Deus, e nos questionamentos dos humanos sobre sua existência. A missa se realiza numa pequena paróquia numa vila de pescadores na Suécia, são poucos os presentes, serão eles os personagens orbitando em torno do pastor cuja vida passa pelos questionamentos de sua fé.

Questionamentos estes que começaram após a morte de sua esposa, em discussões com sua amante, os dois se embatem por essa frieza do pastor após perda irrecuperável. Na sacristia a esposa do pescador pede para o pastor ter uma conversa com seu marido que anda em depressão após os jornais terem noticiado a possibilidade da China criar sua bomba atômica. Enquanto isso um sacristão dificiente julga que o sofrimento de Jesus não foi tão grande assim, durou apenas 4 horas, o dele é muito mais sentido e longo.

Poucos diálogos de planos longos e fechados no personagem que tem a palavra, o filme praticamente se desenvolve dentro da igreja, um universo claustrofóbico, o pastor questiona sua vida e sua fé, mas não consegue um segundo de paz interior com tantos problemas dos outros que ele precisa (mesmo que não se sinta capaz de) lidar e “resolver”. Bergman é contudente em seus questionamentos, a dor e o silêncio estão tão presentes quando a fraqueza da fé e o peso da necessidade de acalmar tantas almas aflitas. O filme abre e fecha com uma missa, demonstra a hipocrisia de um homem que passa todo o intervalo entre as duas celebrações perguntando e duvidando de sua fé

comentários
  1. Pô, tou precisando fazer uma maratona Bergman por aqui.. Não sei se vai dar ainda.. :/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s