Da Vida das Marionetes – Mostra Ingmar Bergman no CCBB

Publicado: julho 2, 2012 em Uncategorized
Tags:

Aus Dem Leben der Marionette (1980 – ALE/SUE)

Neste telefilme alemão o cineasta Ingmar Bergman mergulha profunda e diretamente nas suas obsessões psicanalíticas. Um homem mata uma prostituta, uma investigação psicológica e dos fatos, em si, é iniciada, de forma não cronológica, entre diálogos/entrevistas com sua esposa, seu psiquiatra, um amigo de sua esposa, e a reconstituição dos fatos. Bergman mergulha profundamente na relação entre sonhos e desejos, um casamento libertário e, ainda assim, os horrores de uma relação em desgaste realizando um ensaio límpido desse matrimônio moído e cegamente decadente.

Boa parte da história é narrada em tom de interrogatório, os flashbacks dão conta de preencher os dias que antecederam ao crime. Fora isso, há as cenas do casal e uma sequencia magistral quando Peter conta sobre seu desejo repentino de matar sua esposa e depois se esconde até que ela chegue ao consultório do psicanalista. Bergman jamais quis explicar com detalhes o comportamento de Peter, e sim, mergulhar o público nessa cabeça aflita, nesse executivo perturbado por um casamento que (como todos, por fora bela viola, por dentro pão bolorento) o consome a ponto de desejos conflituosos.

O casal coadjuvante de Cenas de um Casamento recebe aqui um tratamento denso (sim este casal passa rapidamente pelo filme anterior), aliás, esse tipo de narrativa densa é típica do cineasta, o sexo discutido por sua necessidade humana, o peso das obrigações sociais, traições, o desgaste da rotina e das brigas. E, principalmente, o peso da soma de todos esses elementos nas angústias humanas, causando comportamentos hostis, ou até mesmo fora de controle, não é Peter?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s