O Ovo da Serpente – Mostra Ingmar Bergman no CCBB

Publicado: julho 4, 2012 em Uncategorized
Tags:, ,

The Serpent’s Egg (1977 – ALE/EUA)

Transcorrido em 1923, na Alemanha em reconstrução entre as duas grandes guerras mundias, enxergando o surgimento de um nacionalismo inflamado na população (que se personificaria na figura de Hitler) Ingmar Bergman toca num assunto nebuloso, um capítulo vergonhoso da história da humanidade.

Tudo começa com a situação política, desemprego, fome, a Alemanha vivendo o caos da super-inflação. Um homem se suicida, sua esposa e o irmão dele passam a “se ajudar” a enfrentar a crise financeira. O cineasta aposta na irregularidade dos personagens e do ambiente, torna seu filme tão ou mais irregular, por mais que se reconheça Bergman na densidade dramática, nos temas como sexo e a presença da religião, ainda assim há algo bagunçado naquela estrutura. Parece que todo aquele drama típico de seu cinema estaria, dessa vez, trabalhando em prol de um tema maior, e por isso o desenvolvimento ficasse sempre a segundo plano, por mais que naturalmente Bergman provasse ao contrário.

Nessa indecisão chegamos ao verdadeiro mote da história, a força do tema choca o público, muito mais pelo que se diz, e pelo que se imagina, do que pelo que se pode ver. A frieza com que os cientistas narram seus experimentos, o ritmo de thriller (em alguns momentos me fez lembrar algo de Hitchcock em seus suspenses políticos), não é bem o tipo de material a qual o estilo do sueco caberia perfeitamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s