Os Garotos de Fengkuei

Publicado: agosto 8, 2012 em Uncategorized
Tags:

The Boys from Fengkuei / Feng Gui Lai De Ren (1983 – Taiwan)

De uma turma de garotos moradores de uma pequena vila de pescadores, um retrato preciso da juventude, em busca de oportunidades, da maturidade, na Taiwan dos anos 80, Hou Hsiao-Hsien trilha um caminho precioso de observação. O próprio cineasta realiza uma seleção natural, como a vida faz, de início seus longos planos e câmera paciente, retratam o grupo de garotos desordeiros. Eles criam confusões, fazem festas, e paqueram as garotas. Falta responsabilidade, enquanto aguardam, o serviço militar obrigatório.

O primeiro corte da peneira leva 3 desses garotos para uma cidade maior, em busca de emprego, estudo, uma vida melhor, ou apenas novas aventuras. A liberdade se mistura à responsabilidade, afinal, eles precisam pagar o aluguel. Um deles se destaca, aos poucos toma conta do filme, Ah-Ching (Doze Niu) torna-se um garoto aplicado nos estudos, apaixona-se pela vizinha, sendo que uma coisa está integralmente relacionada à outra. São garotos, são destinos, me lembro dos garotos que jogavam bola comigo quando criança, e o destino de cada um. Hsiao-hsien faz a mesma coisa, quando garotos são praticamente iguais, as mesmas brincadeiras, só que do mesmo ninho surgem pássaros diferentes e destinos completamente diferentes.

E, desse retrato, simplório e hermético, Hsiao-Hsien dava os primeiros sinais de seu estilo observador e riquíssimo. O bando de garotos entra numa briga, a câmera, de longe, focaliza parte de onde a briga acontecerá, mas os briguentos se movem, saem do foco. A imagem segue num plano fixo, imóvel, eles voltarão ao foco, a câmera apenas registra, ouvimos o som, a corrida, estamos ali. Em outra cena, os garotos são enganados, convidados a conhecer um cinema pornô, pagam por uma vista inesperada, um deles transforma em poético a simplicidade, entendendo a dimensão de onde estavam prestes a se meter, a nova cidade cresce aos olhos daqueles imaturos.

comentários
  1. Chico Fireman disse:

    Tá com um arsenal de Hous, hein?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s