Dong Dong de Jia Qi / A Summer at Grandpa’s (1984 – TAW)
E após Os Garotos de Fengkei, Hou Hsiao-Hsien volta a abordar a infância, cria uma um quebra-cabeça coerente dentro de sua obra, um novo degrau nessa escada que muito se assemelha a um rito de passagem. As diferenças na abordagem aqui estão nos temas de adultos e nessa visão ocular dos irmãos que passam as férias na casa do avô enquanto a mãe passa por uma cirurgia.
A criação da atmosfera é serena, Hsiao-Hsien é sempre meticuloso com seus personagens e o ambiente à sua volta. As crianças chegam sob os cuidados da avó e o jeito durão do avô que trabalha em casa como médico. Fazem amigos na rua, enquanto acompanham as confusões amorosas de um tio que quer se casar com uma, mas enfrenta a gravidez de outra.
No meio desse ambiente de primos e demais familiares, os recém-chegados Tung-Tung e sua irmã Ting-Ting acostumam-se temporariamente, são testemunhas dessa simplicidade humanista com que Hsiao-Hsien segue retratando a vida em Taiwan, as variações entre cidade e campo, as viagens de trem marcando definitivamente essas mudanças de lugar, essa sensação de deslocamento.