Um Tempo para Viver, e Um Tempo para Morrer

Publicado: agosto 10, 2012 em Uncategorized
Tags:,

Tong Nian Wang Shi / A Time to Live, A Time to Die (1985 – TAW)

O patriarca viaja antes da família, até que numa carta revela que aquele lugar tem água encanada, é um bom lugar para viver, venham todos para cá. São os anos 40, nesse filme baseado nas memórias de infância do próprio diretor, a família (a sua) está saindo da China continental rumo a Taiwan. Filme de fragmentos, de tempo narrativo próprio, filme de conjunto de situações cotidianas que unificados contam a história (por mais de vinte anos) de uma família cruzando os momentos conturbados daquela época, privilegiando o minimalismo, o detalhe da goiabada e enquanto um dos garotos (alter-ego do cineasta) passeia com a avó.

Por entre esses anos, que vão da infância à adolescência desse garoto que representa Hou Hsiao-Hsien, os três membros da família adultos morrem pelo caminho. A cada falecimento uma nova estrutura familiar se forma, um novo ritmo de vida, a aceleração natural do amadurecimento das crianças. Hsiao-Hsien se coloca como observador, ou apenas alguém que se recorda e prefere rever tudo a distancia, permite que os fragmentos permaneçam intocáveis, bucólicos.

O tempo passa, as crianças crescem, dividem-se entre o imaturo e as responsabilidades cada vez maiores (entre estudos e afazeres domésticos), são vidas agridoces, cheias da alegria pueril e das tragédias do destino, além, é claro das descobertas amorosas, casamentos e tudo que a vida adulta oferece.

E eles apenas enfrentam suas novas realidades, cada vez mais fortes, ou apenas preparados para novos golpes, enquanto o cineasta começa a pontuar suas pequenas obsessões (ou apenas os retratos mais presentes das pequenas coisas que marcaram os seus e a si próprio, um resumo da sua China distante do continente), em longos planos, contínuos, quietos, observadores, somos testemunhas de uma época, testemunhas de sua infância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s