A Filha do Nilo

Publicado: agosto 11, 2012 em Uncategorized
Tags:

Ni Luo He Nu Er / Daughter of the Nile (1987 – TAW)

Adentramos novo degrau cronológico do universo dos personagens filmados/observados por Hou Hsiao-Hsien. Nosso ponto de observação é uma jovem, uma heroína da vida cotidiana que divide seu dia entre ler o mangá japonês que tanto gosta (a Filha do Nilo), estudar à noite e cuidar da família: o avô viciado em loteria, o irmão gangster, a irmã mais jovem que precisa de ajuda com a lição de casa.

Talvez, nesse filme, fique mais evidente essa tendência de Hsiao-Hsien em se posicionar com maior distanciamento, quando focaliza a casa a câmera sempre está localizada na sala, e a ação ocorrendo na cozinha ou nas duas portas onde estão o quintal ou um banheiro. O cineasta mantém essa distancia do foco, observa atentamente, enquanto eles simplesmente conversam, brincam, brigam. Hsiao-Hsien, cada vez mais, torna nossa heroína de carne e osso numa figura tão comum, mas tão comum, que as suas características pessoais vão sendo engolidas pelas tarefas diárias ou a personalidade dos demais membros da casa.

Consideram um filme menor do realizador, não é exatamente isso, seu estilo está ali, como sempre, sendo destilado diante de nossos olhos. O filme é mais uma peça do quebra-cabeça que forma sua filmografia, mesmo que menos inspirado. Seu roteiro se mostra menos envolvente, as cenas com a “máfia” abusam do simplório, mafiosos mais que amadores. Porém, toda a simplicidade com que Hsiao-Hsien sempre retratou ambientes e personagens, estão ali, novamente bem trabalhadas, encaixando completamente com o restante de sua obra e montando assim um retrato preciso da vida em Taiwan ao longo de algumas décadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s