Poeira no Vento

Publicado: agosto 11, 2012 em Uncategorized
Tags:,

Lian Lian Feng Chen / Dust in the Wind (1987 – TAW)

Hou Hsiao-Hsien segue sua saga pela vida cotidiana do taiwanês, intensificando cada vez mais seu estilo passivo de observar personagens e as pequeninices, fugindo da interferência, permitindo que seus personagens busquem seus próprios destinos. Dessa vez a imagem começa focalizando um trem, que será ele o meio de transporte ligando a vida urbana da vida rural, as idas e vindas dos dois jovens personagens que se afastam de suas famílias em busca dos estudos e de empregos que lhes permita enviar dinheiro para casa.

O filme não explica, e há relações que não se pode explicar, elas simplesmente existem. O garoto oferece assistência, ajuda a moça a conseguir emprego, apresenta aos amigos, a intimidade se constrói com o dia-a-dia. Só um tolo não perceberia o que está nascendo ali, e Hsiao-Hsien não tem pressa, dá tempo para que as coisas aconteçam naturalmente. Enquanto isso trata da relação empregatícia, os abusos e o respeito para com os patrões, a vida complicada e cheia de privações dos jovens que encontram a maturidade pelas curvas que a estrada da vida lhes obriga a cruzar.

O choro, a dor, a decepção, está tudo ali. Os velhos bebendo, os jovens jogando bilhar, a vida pacata no vilarejo ao ponto de ninguém se mexer quando falta eletricidade. E o cinema, sim o cinema está presente, nas sessões no meio da rua ou nas salas de cinema de Taipei, Hsiao-Hsien versa sobre o amor e a forma como as relações amorosas são construídas, e há também o serviço militar que tira os jovens por dois, três anos daquele caminho que seguiam, e as cartas são a única forma de expressão, de aproximação com familiares, amigos e amores. E essas cartas que machucam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s