Bons Homens, Boas Mulheres

Publicado: agosto 15, 2012 em Uncategorized
Tags:,

Hao Nan Hao Nu / Good Men, Good Women (1995 – TAW)

Uma página de seu diário roubado chega via fax, relendo ela (Annie Shizuka Inoh) recorda sua vida, especificamente um relacionamento amoroso conturbado com um membro da máfia. Uma fase em que vivia da prostituição, sob o efeito de drogas, uma vida marginal. Agora é atriz, trabalha num filme sobre chineses que durante a invasão japonesa decidem voltar ao continente e lutar contra os invasores, acabam sendo tratados como espiões e encarcerados.

O filme dentro do filme é fotografado em preto e branco, o flashback oriundo da releitura das páginas de seu diário em cores, Hou Hsiao-Hsien mistura seu trabalho mais contundente politicamente à fragilidade amorosa de quem pagou com os limites que viveu. Sem dúvida um filme de transição em sua carreira, sua câmera se apresenta cada vez mais distante de seus personagens, ou com soluções criativas fabulosas (como na cena em que assistimos o casal, ela pelo espelho e ele olhando a ela, enquanto falam da gravidez).

A relação de encarceramento de atriz e personagem é a grande conexão entre essas “duas” mulheres, o anônimo que está de posse do diário telefona, jamais pronuncia uma palavra, ela quase enlouquece, os sentimentos do passado estão à flor da pele, foram destrancados pela releitura daquelas páginas. Hsiao-Hsien visita o ambiente onde ela vive, o aquário como decoração da mesa de jantar, a tv ligada, o aparelho de fax, enquanto isso se desenvolve o triste drama dos nacionalistas confundidos, pagando por seu amor à pátria. Em seu momento de transição na carreira, Hou Hsiao-Hsien brilha sem extravagância, encanta de forma cristalina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s