Adeus ao Sul

Publicado: agosto 16, 2012 em Uncategorized
Tags:

Nan Guo Zai Jan, nan Guo, Goodbye South, Goodbye (1996 – TAW)

Da transição do trabalho anterior ao experimentalismo, um abre-alas para uma nova fase, deixando de lado as memórias histórico-familiares para temas mais contemporâneos. Novamente estamos num vagão de trem, mas dessa vez a música é outra, quase bruta, dialoga com os personagens, dois irmãos que tentam se dar bem, dando golpes, trabalhando para a máfia.

Praticamente não há roteiro, e o pouco que há não tem a menor importância. Hou Hsiao-Hsien se coloca como o centro das atenções, os protagonistas andam de moto, a câmera os focaliza, quando na verdade está se referindo a liberdade. Essa liberdade do momento, a desenvoltura, o deslocamento. Novamente Hsiao-Hsien está lidando com deslocamentos, os irmãos sairam do sul para tentar a vida em Taipei, por lá ficaram resquícios que eles acreditam que possam controlar.

De conversas pacatas para brigas explosivas, Hsiao-Hsien testa os limites da câmera distante da ação, filmando num ambiente lá adiante. Ou, num balé maravilhoso, um travelling que se divide entre quatro ações distintas, a sincronia e timing são perfeitos, os cortes cada vez mais raros, os atores cada vez atuando sem dar importância alguma a uma câmera que os filme. Filtros verdes ou vermelhos, a luminosidade presente, as cores tornam-se cheias de vida, o raio de sol surge como num dia de verão pela janela daquela casa à beira da linha do trem.

Enfim, Hsiao-Hsien marca, definitivamente, início em nova fase em sua carreira (que já tinha traços definidos no filme anterior), oferecendo uma espécie de deleite intrigante aos que já conhecem seus trabalhos anteriores e anseiam ao que poderia vir adiante. A imagem observadora como testemunha ocular de pequenos ou grandes momentos, a capacidade de permitir que o filme siga em off enquanto segue focalizando um ambiente ou os cachorros sendo alimentados. Adeus ao Sul veio para testar sua estética, apurar seu quê autoral para que o estava por vir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s