O Jogador

Publicado: outubro 1, 2012 em Cinema
Tags:, ,

The Player (1992 – EUA)

Com um engenhoso plano-sequencia de oito minutos, onde inúmeros personagens, entram e saem de cena, o cineasta Robert Altman praticamente entrega um corrosivo resumo da história que está apenas começando a narrar. E seu filme se resume no virtuosismo estilístico de sua direção e por um prazer sarcástico em expor as vaidades do mundo de Hollywood.

A trama é simples, embebedada pelo thriller coloca um executivo (Tim Robbins) de um grande estúdio envolvido com o assassinato de um roteirista. A labareda cáustica estará calcada na forma como Altman relaciona seus personagens em diálogos ácidos, relações corrosivas onde a vaidade e fama formam o dia-a-dia dos bastidores dessa indústria.

O diretor é minucioso em transformar o protagonista num crápula, e mesmo em crise e apaixonado nunca permite que se insinue relação afetuosa com o público. Dinheiro ou crimes, cinema e glamour, no fundo tudo parece um grande jogo de tabuleiro e cada personagem movimenta suas peças como jogadores ardilosos de xadrez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s