Em Nome do Pai

Publicado: dezembro 17, 2012 em Cinema
Tags:, , , ,

emnomedopaiIn the Name of the Father (1993 – IRL/ING)

O drama da familia Conlon é tão absurdo que discorrer sobre ele é como chover no molhado, a história de transformar Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) e seus familiares em bode expiatório a fim de acalmar a opinião pública e proteger a polícia diante de sua ineficiência em proteger os cidadãos dos ataques terroristas do IRA (naquela época os noticiários eram tomados pelos protestos à bomba do grupo irlandês) é mais que cinematográfica, era mais que urgente à época.

O irlandês Jim Sheridan com seu estilo bastante convencional e seu cinema de pegada política deixa que a história fale por si, transforma seu filme num drama de presidio e tribunais. Começa bem com a Belfast tomada por marginais e terroristas, as ruas como campo de guerra e a população parceira do IRA. Estão no roteiro o conflito pai-filho, a fibra da luta por justiça, a corrupção policial (aqui a corrupção moral), e o peso de uma advogada habilidosa e determinada (Emma Thompson).

Todos elementos capazes de criar empatia com o público, se não é um filme apelativo ao melodrama, está carregado de seus temas, oferecendo assim ao público um terreno conhecido. Pouco importa, a história fala realmente por si, há momentos extremamente emocionantes, principalmente em sua fase final, emoção fácil, ainda assim flamejante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s