Europa

europaEuropa (1991 – DIN) 

Uma voz serena e aterrorizante dá o aviso do que está prestes a acontecer, a câmera em movimento focaliza os trilhos do trem, a fotografia em preto e branco, deixam o clima ainda mais fúnebre. Antes de se tornar, talvez, o maior manipulador do cinema, Lars Von Trier trilhou um caminho que privilegiava a criatividade, o apuro técnico, mas acima de tudo a provocação. Leopold Kessler (Jean-Marc Barr) vem dos EUA para a Alemanha logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, fenomeno migratório estranho esse já que encontra um país devastado pela inflação e a destruição dos vencidos na grande guerra.

Com estrutura de cinema noir e um protagonista que flerta muito com os “heróis” do cinema mudo, Von Trier tece a trama envolvendo esse jovem garoto estagiário na companhia ferroviária (Zentropa) e um grupo Nazista de resistência (chamado Lobisomens). O ingênuo mocinho é colocado na parede por artimanhas políticas, pelo amor de uma donzela (que se mostra mais esperta e manipuladora do que parecia), se vê obrigado a colocar uma bomba no trem onde trabalha.

Até chegar a esse dilema Lars Von Trier já nos envolveu completamente, às vezes alguns elementos em cena ganham cores (como em O Selvagem da Motocicleta), o sangue derramando da banheiro num suicídio, uma cena em que Kessler está com sua amada, ela em cores e ele não. Estamos diante da criatividade visual sem que o clima do noir se perca, sem que a exasperante história do ingênuo americano de ascendência alemã deixe de ser sufocante, e sem que Lars Von Trier demonstre sua frieza cruel e uma capacidade de estarrecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s