O Grande Mestre

thegrandmasterThe Grandmaster (2013 – HK) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Lutas debaixo de uma chuva torrencial criando um espetáculo fabuloso. A conjunção da textura da água e o balé dos golpes, unindo a beleza do movimento dos corpos, os ângulos de câmera inusitados, e a agilidade dos cortes. Como resultado: uma força plástica visual deslumbrante. A cultura das artes marciais, a vingança e a busca pelo poder, a influência da invasão japonesa à China, eis a vida de Ip Man (Tony Leung), ou seu período de inverno, como o próprio prefere afirmar.

The Grandmaster poderia estar presente em qualquer uma das fases da filmografia de Wong Kar-Wai. Praticamente um resumo de sua obra, contendo desde seu início nas artes marciais até as mais delicadas formas de narrar amores irrealizáveis. Passando, é claro, por suas obsessões estilísticas, o ritmo que varia entre o slow motion e os cortes bruscos e ágeis, os fabulosos vestidos femininos, os planos fechados nos rostos dos personagens, a fumaça dos cigarros invadindo a tela.

thegrandmaster2Depois de um longo hiato desde seu último trabalho, primeiro e único nos EUA, Kar-Wai arrisca pesado nesse processo de revisitar seu cinema, mas conta aqui com a tecnologia como fundamental aliada para fugir desse perigo que se impõe. E, dessa forma, obter um resultado estético, no mínimo, magistral, e aprimorando seu estilo, ao invés de apenas repeti-lo.

Kar-Wai filme e trata com respeito a sucessão de um mestre de Kung Fu, a representatividade e o status, porém ele sempre absorve as histórias para explorar minúsculos detalhes que o diferem de um simples contador de histórias para um poeta da sétima arte. A luta com o bolo na mão é um desses momentos típicos de Kar-Wai, assim como a conversa relevadora com Gong Er (Zhang Ziyi), quando o kung fu cede espaço às verdadeiras intenções do cineasta em resgatar essas vidas. O final, até otimista de Um Beijo Roubado, não mudou nosso Kar-Wai, o cineasta dos amores irrealizáveis.

Anúncios

2 comentários sobre “O Grande Mestre

  1. Pingback: Links da Semana |
  2. Pingback: 37ª Mostra SP |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s