Somos Tão Jovens

somostaojovensSomos Tão Jovens (2013) estrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Quem assiste cinema nacional está acostumado aos inúmeros patrocinadores antes dos créditos iniciais, mas essa foi a primeira vez que senti o corpo arrepiar enquanto nomes de empresas surgiam à tela, culpa da introdução discreta de Tempo Perdido, prestes a mergulhar um pouco na vida daquele que marcou uma geração.

Inofensivo. Essa palavra resume bem o filme sobre a juventude de Renato Russo. O diretor Antonio Carlos de Fontoura leva aos cinemas um episódio alongado de Malhação. De abordagem light para temas tabus (homossexualismo, drogas), de total incapacidade de compreender parte das questões e dilemas que atormentavam Renato naquele período em que ele descobria a musica, a vontade de ser rock star.

Mesmo com um Thiago Mendonça iluminado, interpretando trejeitos e tom de voz perfeitamente, o filme prefere utilizar a figura idolatrada transformando-o apenas num jovem meio solitário e incompreendido (coisas que também ele era), que escreve musicas do nada. A preferencia do roteiro é de criar ganchos que supostamente estão ligados a algumas de suas músicas e focar numa relação umbilical com uma grande amiga (na verdade essa amiga nunca existiu).

somostaojovens2Fontoura não vai além de contar alguns acontecimentos célebres como a criação do Aborto Elétrico, a Turma da Colina, o primeiro show da Legião Urbana em Patos de Minas, a entrevista com o irmão de Hebert Vianna. Enfim, unificar fatos, inventar outros, tudo para deixar palatável a um público, que ao contrário dos fãs da banda, não conhecem músicas de protesto, artistas capazes de mobilizar a juventude a abrir os olhos a questões importantes, a era do pasteurizado. Queremos mesmo é um documentário, bem feito, sobre Renato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s