Marina Abramovic: Artista Presente

marinaabromovicartistapresenteMarina Abramovic: The Artist is Present (2012 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Parecia um documentário convencional, daqueles que simplesmente se resgata a biografia da pessoa, elencando as virtudes e feitos. Enquanto Marina Abramovic preparava uma retrospectiva de sua carreira no MoMA, os diretores Matthew Akers e Jeff Dupre filmavam os bastidores da preparação do pessoal envolvido, e discursos sobre arte de Marina. Algo pessoal, mas nem tanto.

A sensação de versão chapa-branca começa a desfazer quando entra em cena o ex-marido e companheiro dos principais trabalhos, Ulay. Com ele surge um pouco do trabalho de Marina, da relação dos dois, entramos na arte e vida, percebendo o quanto ambas se misturavam em uma só coisa. A vida numa van, a caminhada na muralha da China e outros trabalhos que colocaram a iugoslava como uma das principais artistas performáticas do mundo.

marinaabramovichartistapresente2Quando o documentário entra realmente na exposição do MoMA é que tudo faz sentido. Para leigos ou conhecedores, com a bagagem de conhecimento sobre Marina, a exposição passa a fazer sentido, a performance de uma mulher, sentada numa cadeira, o dia todo, sem falar ou se mover, em frente a outra cadeira, com um desconhecido qualquer, ganha a mesma representação própria de cada uma daquelas pessoas que enfrentou filas, dormiu na porta do museu. A interação e força inexplicável da presença de Marina que tira do público reações diferentes, dialoga com o documentário, tornando-o uma extensão necessária, e bem-vinda, da retrospectiva, da obra marcante e desafiadora de Marina Abramovic.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s