Neste sábado foram apresentados os últimos filmes em competição e também os premiados na mostra Un Certain Regard. Agora é só aguardar amanha a premição e conhecer quem será o vencedor da Palma de Ouro (acompanharei no twitter, provavelmente). O favoritismo é todo para o franco-tunisiano Abdellatif Kechiche (que ganhou o premio FIPRESCI hoje). O Juri Ecumenico premiou The Past, do iraniano Asghar Farhadi.
Premiados Un Certain Regard:
Filme: L’Image Manquante, de Rithy Panh
Premio do Juri: Omar, de Hany Anu-Assad
Direção: Alain Guiraudie, por L’inconnu du Lac
Interpretação: elenco de La Jaula de Oro, de Diego Queimada-Díez
Future Award: Fruitvale Station, de Ryan Coogler
_________________________________________________________
THE IMMIGRANT
Não foi aquela ovação, mas o filme de James Gray agradou boa parte dos jornalistas. Marion Cotillard interpreta uma imigrante chegando aos EUA na década de 20, fugindo da Europa da Primeira Guerra Mundial e encontra um Joaquin Phoenix que “agencia” prostitutas, mas acaba se apaixonando por ela.
Críticas: Little White Lies –Twitch Film – UOL Cinema
Termômetro: quero ver
_________________________________________________________
ONLY LOVERS LEFT ALIVE
Jim Jarmusch está de volta, dessa vez contando a historia de vampiros, ex-amantes, que não se encontravam a mais de sessenta anos. E revivem histórias, antigos vampiros célebres, uma nostalgia vampiresca. Tilda Swinton e Tom Hiddleston são os vampiros entre a melancolia e humor, critica gostou com moderação.
Críticas: The Guardian –UOL Cinema – Cine-Vue
Termômetro: de olho
_________________________________________________________
LA VENUS A LA FOURRURE
Roman Polanski traz novamente o teatro ao cinema, e dessa vez não precisou mais do que dois atores, um diretor de teatro realizando testes para a protagonista de sua nova peça. São eles Emmanuelle Seigner e Mathieu Amalric, e um roteiro sobre insinuações sexuais e o poder da dominação.
Críticas: UOL Cinema –The Guardian – Otros Cines
Termômetro: de olho